Notícias

Virada

Ibope: Aécio cresce cinco pontos e lidera disputa no Paraná

Candidato da Coligação Muda Brasil tem 33% das intenções de voto

Publicado em 30 de Setembro de 2014 14h39


O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, lidera a disputa do primeiro turno no Paraná. De acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30/9), Aécio cresceu cinco pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Aécio está com 33% da preferência do eleitorado. No levantamento anterior, ele havia registrado 28% das intenções de voto. 

A candidata do PSB, Marina Silva, despencou 10 pontos percentuais entre as duas pesquisas e agora está em terceiro lugar na corrida presidencial entre os paranaenses. Ela estava com 29% das intenções de voto no levantamento divulgado há 10 dias e agora aparece com 19% na pesquisa mais recente. A candidata petista Dilma Rousseff está em segundo lugar no Paraná, com 32%. 

A pesquisa também mostrou o desempenho dos demais candidatos. Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) que aparecem com 1% das intenções de voto cada um. Os outros seis presidenciáveis não pontuaram entre o eleitorado paranaense. Eleitores que não sabem ou não responderam são 7%, enquanto 7% afirmaram votar em branco ou nulo. 

A pesquisa do Ibope foi encomendada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 65 municípios do Paraná entre os dias 26 e 28 de setembro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná com o número PR-00042/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número BR-00886/2014.