Notícias

Minas Gerais cumpre antes as metas estabelecidas pela ONU

Minas Gerais cumpre antes as metas estabelecidas pela ONU

Publicado em 17 de Agosto de 2014 03h00



No ano 2000, 191 nações, entre elas o Brasil, assinaram um documento chamado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com metas de melhoria dos indicadores sociais, de saúde, meio ambiente e educação. As metas deveriam ser alcançadas até o ano de 2015, a partir de níveis identificados nesses mesmos indicadores em 1990.


Em Minas Gerais, praticamente todas as metas foram cumpridas antes e novos desafios foram estabelecidos. Em cerimônia realizada no dia 11 de julho de 2012, o coordenador do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, afirmou: “Hoje é um dia histórico paras as Nações Unidas. Durante anos, a missão da ONU foi promover os Objetivos do Milênio entre as nações para construir um mundo melhor. Hoje, o que vemos em Minas é que, pela primeira vez, metas ainda mais ousadas estão sendo estabelecidas. É o primeiro ente – entre Estados, províncias e países – no mundo a assumir essa postura”.


E disse também: "Aos olhos das Nações Unidas, o Estado de Minas Gerais hoje é um exemplo bem sucedido para todos os países, de como é possível promover crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida da população. São experiências a serem compartilhadas com outras nações”.


Confira a seguir quais foram as metas e o que aconteceu em Minas.